REQUISITOS PARA VÔO POR INSTRUMENTOS
(IFR - Instrument Flight Rules)
(AVIÃO OU HELICÓPTERO)

ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES QUE SE SEGUEM, PODEM ESTAR DESATUALIZADAS.
PARA CONFIRMAÇÃO ACESSE O DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL

Requisitos para a concessão de Habilitação Técnica de VÔO POR INSTRUMENTOS
1) O solicitante deve ser detentor de uma licença de piloto privado ou piloto comercial na categoria de aeronave para a qual é solicitada a habilitação.

2) No caso de avião, o solicitante deve ter realizado:

a) Pelo menos 50 horas de vôo em rota como piloto em comando em aviões ou helicópteros, das quais, pelo menos, 10 horas de vôo devem ser feitas em avião; e

b) Pelo menos 40 horas de vôo por instrumentos em avião ou helicóptero, das quais não mais de 20 horas de vôo podem ser feitas em um treinador sintético de vôo ou 30 horas de vôo se utilizado um simulador de vôo. O tempo de instrução em treinadores sintéticos de vôo deve ser supervisionado por um instrutor credenciado pela autoridade aeronáutica.

3) No caso de helicóptero, o solicitante deve ter realizado:
a) Pelo menos 50 horas de vôo em rota como piloto em comando em helicóptero ou aviões, das quais pelo menos 10 horas de vôo devem ser em helicópteros; e

b) Pelo menos 40 horas de vôo por instrumentos em helicóptero ou avião, das quais não mais que 20 horas de vôo podem ser feitas num treinador sintético de vôo ou 30 horas de vôo se utilizado um simulador de vôo. O tempo de instrução em treinadores sintéticos de vôo deve ser supervisionado por um instrutor credenciado pela autoridade aeronáutica.


Você está na página [CURSOS - I.F.R.]