EDUCANDÁRIO ROMÃO DE MATTOS DUARTE
Endereço: Rua Paulo VI, 60 - Botafogo
Fundado em 14 de janeiro de 1738

Por iniciativa do comerciante Romão de Mattos Duarte, em 1738, foi criada a Casa da Roda, no próprio Hospital Geral da Santa Casa, tinha esse nome porque uma roda de madeira foi colocada à sua porta, onde as mães que não podiam sustentar seus filhos, ou menores abandonados da época, ali eram colocados para serem assistidos. A Casa da Roda funcionou no Hospital Geral até 1821.

Logo depois o nome da instituição passou a ser Casa dos Expostos e foi transferida para uma habitação no bairro de Santa Teresa, onde permaneceu até 1850.

Em 1850, o Provedor José Clemente Pereira instalou os "expostos" em uma casa na Rua da Lapa, 16, onde funcionou por dez anos.

Durante mais de quarenta anos, a Casa dos Expostos passou pela Rua dos Borbonos, pela Senador Vergueiro e Praia do Flamengo.

Finalmente, em 14 de janeiro de 1911, foi solenemente inaugurada a Casa dos Expostos, no Edifício à Rua Marques de Abrantes (ex-Provedor da Santa Casa em meados do século XIX) . Neste dia, passou a ter a denominação de Educandário Romão de Mattos Duarte, que lhe é atribuída até os dias de hoje.

Atende uma média anual de 300 crianças assim distribuídas: 50 no pré-maternal, 79 no maternal, 71 no jardim, 50 no C.A. e 50 no primeiro grau.

Com a devida responsabilidade do Juizado de Menores é desenvolvido um permanente programa de adoções.

Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro end.: Rua Santa Luzia, 206 - Castelo Tel.:(021) 297.6611 e-mail: santacasa@openlink.com.br